Essa é uma praia localizada na Gana.
Esse é o mapa da Gana.
Língua: Inglês
Comidas típicas: As comidas principais da Gana são Fufu, Kenkey, Bank, Ampesi, Gari, Omo two e Two zanfi.
Números de habitantes: Na Gana há cerca de 18 milhões de habitantes.
Cores da bandeira: As cores da bandeira são vermelho, amarelo, verde e preto.
Economia: A economia do Gana é baseada na extração de recursos naturais. Os principais itens exportados são o ouro, madeira e cacau.
A base da economia é a agricultura, que faz do Gana um dos países mais ricos da África tropical. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto. O principal produto é o cacau, que responde pela maior parte das exportações. O governo controla a exportação de cacau pela compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercado internacional, mas muitos produtores exportam o produto de forma ilegal. Este país também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na regiao de Accra, onde predominamos rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvimento, é suficiente para abastecer o mercado interno, sobretudo o consumo de pescado seco.
História: Os portugueses foram os primeiros europeus a se estabelecerem, a partir do século XV, no território da atual Gana, dedicando-se à exploração do ouro e ao comércio de escravos. Durante os séculos XVI e XVII, o domínio sobre a chamada “Costa do Ouro” seria partilhado entre traficantes de escravos e comerciantes provenientes da Inglaterra, Holanda e Alemanha. Em 1821, a Inglaterra assumiria o controle dos principais pontos de comércio da região, assinando, em 1844, um acordo com os chefes da etnia Fanti, fato que serviria de base para a implantação do domínio colonial britânico. Em 1901, após prolongado período de lutas contra as tribos da etnia Ashanti, a presença inglesa seria finalmente consolidada.
Formação: Limitado a oeste pelo oceano Atlântico, ao norte pela Cadeia dos Atlas e pelo Mediterrâneo, a leste pelo Mar Vermelho e ao sul pelo Vale do Rio Níger, o Saara foi um dos fatores que influenciou para a formação e o deslocamento dos povos para outras regiões do Ocidente da África, possibilitando a formação de vários reinos e impérios.
Os soninkés que viviam na Berbéria, migraram para o norte rumo ao Mediterrâneo, onde seus descendentes formaram o reino berberes, eles possuíam língua própria, domínio da escrita e sua economia era voltada para o comércio, este que facilitou a troca cultural que ocorreu no continente dando origem a formação da Libéria.
Outro reino importante foi o reino Gana que migrou para a parte sul do deserto do Saara, desenvolviam atividade de vassalagem com outros reinos menores, pois não dominavam as minas de ouro, nem as de sal, uma das principais atividades que predominavam na região. Atualmente é reconhecida com República do Gana, sua formção ocorreu provavelmente no século V.
Por volta de 800, os berberes foram derrotados por Cissé, após anos reconquistam autonomia e retomam ao poder em 1020, tal conquista deve-se a um do seus xeiques que troxe consigo Abdallah ib Ibn Yacin, pregador religioso que se estabeleceu numa Ilhota do Rio Senegal, onde impulsionou a origem da verdadeira Guerra Santa(Jihad). Seus seguidores os almorávidas buscaram expandir seu território, formando uma nova dinastia. A expanção do Islã influenciou a conversão do seu rei em 1040, adotando essa nova fé, originando a formação de Senegal.
Moeda:
Essa é a moeda da Gana.
Alunos: Késia, Laís, Ana Carolina e Paulo Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário