quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fichamento

Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado.
São Miguel do Passa Quatro
Alunas: Naraiza e Michelle Nº: 23 e 22
Professora: Mauzi
Matéria: História Data: 11/03/2010

Ficha de leitura do Império Carolingio


_Os Francos viveram na Bélgica Gália antes de conquistar total apoio de grandes proprietários.

_Os primeiros reis francos descendiam de Meroveu. Por isso os reis dessa dinastia foram chamados de merovigios formando assim a primeira dinastia.

_Com a convensão, conquistou total apoio de grandes proprietários de terras cristãos e de bispos da Gália.

a) Carlos Magno é considerado o mais importante rei dos francos. Destacou -se por conquistas Militares e pela organização administrativa implantada nos territórios sob seu Domínio.

b) Suserania era o domínio territorial de um suserano ou seja rei, os vassalos deviam respeito e obediencia ao seu suserano...
E vassalagem era a condição ou estado de vassalo. A contribuição do vassalo ao suserano, sua condição de sua submissão ao suserano...

c) Os camponeses – já vitimas de sujeição progreciva nos anos finais do reinado de Carlos Magno, marcados pela depressão e por guerras – eram levados agora a servidão generalizada.

_O desemenbramento do império Carolíngio pôs fim a tentativa de unificação da Europa Ocidental sob o comando de um único monarca cristão.

_Bispo: O BISPO é aquele que governa uma diocese.

Diocese: Diocese é um território sob a jurisdição de um bispo, arcebispo ou patriarca. E quem toma conta é um deles.

Arquidiocese:Arquediocese é a diocese de um arcebispo.

Arcebispo: é um bispo católico que, normalmente, está à frente de uma arquidiocese.

Cidade episcopais: Quando a sua forma de organização é hireraquica com autoridade maxima local sendo exercida por um bispo.

Paróco: Territoriio a população que está subordinada eclesiaticamente a uma paróquia.
Clero: Designa o conjunto de sacerdótes responsável por um culto religioso.

Clero regular: é constituído por todos os clérigos consagrados da Igreja Católica. Eles, vulgarmente designados por religiosos, seguem uma regra de uma determinada ordem religiosa, que tem a sua própria hierarquia e títulos específicos.

Clero secular: designa o conjunto de sacerdotes (ou clérigos ou ainda ministros sagrados) responsável por um culto religioso.

_O Império Carolingio foi dividido em três reinos distintos, cabendo a parte Ocidental a Carlos, o Calvo; a parte Oriental a Luís, o Germanico; e a parte central ao Lotário, reconhecido como o Imperador.
DE; Naraiza e Michelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário